Limpeza de estofados – Como fazer corretamente

Please follow and like us:
0

Todo mundo gosta de estar sempre com a casa limpa e em ordem, mas se você tem crianças ou animais de estimação, isso pode se tornar uma verdadeira batalha. Ainda mais para os estofados, que costumam ser os móveis mais difíceis de limpar, pois além de serem de tecido, são cheios de dobras e curvas.

Pior ainda é quando alguém derrama algo no estofado e cria uma mancha que parece impossível de sair. Mas, calma. Com os produtos e o jeito de limpar certos não fica difícil fazer seu sofá parecer novo. As dicas são caseiras, para manutenção mais rotineira. Se a situação for muito complexa, prefira um profissional e evite estragar o seu estofado.

É por não saber como realizar a limpeza do sofá – ou com o que limpar – que o próprio dono acaba deixando seus estofados mais velhos a cada nova faxina. Para fazer uma higienização e manutenção correta, o melhor é aspirar e utilizar um pano úmido  com um pouco de sabão neutro. Na hora de passar o pano, siga sempre o sentido do tecido. Nunca esfregue em círculos. E se estiver manchado? Borrife a água com sabão neutro bem em cima da mancha e coloque um papel toalha até que ele absorva todo o líquido. Depois disso, coloque o móvel em algum lugar da casa que tenha bastante vento. Jamais deixe o estofado exposto diretamente ao sol!

Antes de utilizar qualquer tipo de produto no estofado é preciso saber qual é o tecido: couro, seda, linho, camurça, entre outros. Outra dica importante (e básica!) é olhar a etiqueta. Nela, é informado qual o tipo de limpeza que deve ser feito no estofado e cada letra representa um jeito diferente de higienização:

  • a letra P significa que o móvel deve ser lavado a seco. Você pode encontrar panos para essa limpeza a seco em supermercados e, então, basta completar com um aspirador de pó;
  • para as etiquetas com a letra W, a maneira certa de fazer a limpeza do estofado é com um pano úmido com outros produtos, como o sabão neutro;
  • uma etiqueta com a letra F significa que a limpeza deve ser feita a seco, porém com uma empresa profissional;
  • por fim, a letra O significa que o móvel deve ser limpo apenas com água fria.

Agora que você já tem uma noção geral, que tal saber algumas dicas específicas para os diferentes tecidos com produtos que você pode encontrar em casa?

Para estofados de tecido, linho ou veludo: a dica é misturar 1 litro de água morna com ¼ de vinagre branco e passar essa mistura com um pano. Se a mancha for muito difícil de ser retirada, você pode realizar o processo usando uma esponja e depois deixar o móvel secar naturalmente.

Para o couro, napa ou courinho: higienize com um pano, de preferência de lã de carneiro, água e sabão neutro. Para evitar que o tecido rasgue com o tempo, a dica é hidratar o couro a cada três meses (o ideal é usa hidratante para couro, e não hidratante de pele para pessoas).

Para estofados de camurça: apenas um pano de microfibra levemente umedecido com água e sabão neutro está de bom tamanho. O tecido deve ser escovado uma vez por semana.

Impermeabilize seu estofado: A impermeabilização para tecidos é a aplicação por pressão de um polímero de alta tecnologia que torna o tecido hidro-repelente, ou seja, não absorvendo líquidos nele derramados. O tratamento não veda os poros do tecido, mas sim cria um campo magnético repelindo os líquidos derramados até que sejam retirados com um papel toalha. Também não altera, cor, textura ou maleabilidade.

O objetivo da impermeabilização é impedir a penetração de manchas por líquidos derramados, evitar a impregnação de poeira, evitando o encardimento, facilitar a limpeza de sujeiras secas, aumenta a vida útil do tecido, dando mais resistência e proteção contra os raios solares, tornar o estofado protegido contra o ácaro e agentes alérgicos e evitar o mofo.

Dar manutenção periódica nos seus estofados vai fazer com que seus móveis durem muito mais e muito mais bonitos!

Alguns produtos devem ser evitados ao máximo, em qualquer tecido, como cloro ou sabão em pó. Se bater aquela dúvida, o melhor é usar um sabão neutro ou shampoos neutro! Jamais utilize detergente de cozinha para lavar louça no seu estofado! Além de não limpar adequadamente, o tecido vai ficar grosso e áspero!

Please follow and like us:
0
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook0
Facebook